De Onde Vem O Humor Negro?



Por que será que a maioria das Pessoas costumam achar graça quando alguém escorrega ou leva um tombo? E olha que tem aqueles que passam até mal ao verem pessoas nessa condição de desconforto e constrangimento.
As vezes o caso é sério, chegando a ter mediação de terceiros. Para falar a verdade eu me incluo nessa pequena parte da humanidade que não sofre nada com esse humor negro. Evito até de olhar, mas não me nego a ajudar quem precisa de ajuda, mas confesso que é bem difícil não rir de situações como essas, as vezes até comigo mesmo, eu encontro motivos para achar graça dos constrangimentos que já passei na vida, mas é quando deito no travesseiro que passa um filme de como foi meu dia, inclui dos mínimos detalhes, até o maior ato vivido no período. Outro dia me peguei rindo muito ao presenciar uma cena hilariante, dentro de um coletivo, "ônibus". Chovia muito e o cara que sentou ao meu lado era do tipo musculoso, e ousado ao ponto de abrir a janela para que entrasse mais ar naquele lugar extremamente abafado. Fechei a janela, porque chovia em mim. Ele uns 12% mais alto que meus 1,85 de altura e puro músculo, levantou e novamente abriu a tal janela, olhou firme para mim, e sentou de novo. Acuado tomava uma fina garoa no rosto e em silêncio. Ele por outro lado, dormia tranquilamente, de boca aberta mostrando o aparelho dentário com borrachinha azul. De repente outro ônibus passa ao lado e joga um balde de água preta com fiapos de capim e um cheiro horrível de barro podre, passa janela adentro e cai no rosto do cara ao meu lado, que chegou a fazer um gargarejo antes de cuspir em si mesmo. Ao olhar para a cena ao meu lado, tive um acesso de riso, que pensei que fosse morrer, ou de rir ou de apanhar! Nesse instante ele abriu a boca para me xingar, eu olhei para o aparelho e mostrei o capim pendurado e preso na borrachinha azul. No ônibus a única pessoa quem riu, fui eu. Até mesmo porque o Golias era bem assustador. Mas de onde vem todo esse humor? Eu não consigo imaginar. Mas que é constrangedor, isso tenho que concordar.

Osny Alves

Comentários

Postagens mais visitadas