PROFISSÃO: PROFESSOR

PROFISSÃO: PROFESSOR
(Por Maristela Ormond)

            Professor deriva do latim “PROFESSUS”, aquele que declara algo em público, aquele que declara publicamente, afirma perante todos. Trata-se de uma pessoa que se declara apto a fazer determinada coisa, que no caso, é ensinar.
            Nos dias atuais está sendo como procurar uma agulha no palheiro encontrar alguém que queira declarar algo publicamente, a não ser que seja um político, pois ouvimos tantas e tantas declarações através da mídia... E todos muito preocupados com a Educação, que é um dos temas favoritos da sociedade.
            Já aluno, etimologicamente, “ALUMNUS” é uma criança de peito, lactente, menino e por extensão, DISCÍPULO.
            Com toda essa procura de significados, estamos procurando ainda hoje, um significado maior, dentro da sociedade em que vivemos para a profissão professor.
            Tenho visto tantas barbaridades, tantas impunidades e falta de respeito em relação a esses profissionais, que me vejo obrigada a falar sobre o assunto.
            Sei que a sociedade mudou, sei que passamos por uma nova Era, onde a tecnologia vence a voz humana, a presença física do professor dentro de uma sala de aula.
            São os baixos salários, a má formação tanto dos docentes como dos discentes,
o descabimento da falta de respeito, senão ao professor, ao menos ao ser humano que aí está e por aí afora.  Seriam inúmeras as situações a serem elencadas que fazem desses profissionais somente mais um dentro desse sistema.
            Mas não escrevo para fazer críticas, embora já tenha feito várias, mas para dizer que diante de tudo isso, sendo uma “raça” em extinção (para aqueles que ainda tentam professar algo), são heróis, são semideuses que procuram consertar algo, que tem um ideal, que estão sempre em busca de melhorias mesmo voltando para casa muitas vezes, insatisfeitos com o que viram e ouviram ao longo do dia...
            Ser professor é uma dádiva de Deus, é minimamente ter obtido um certificado de confiança D’Ele para ilustrar mentes e compartilhar saberes.
            O que clamo nesse momento é que se mude o olhar sobre esses nobres profissionais e como faço parte e atuo também nessa profissão digo que discípulos quem tinha era Jesus, o que tenho na verdade são alguns seguidores em meu humilde blog.

           


Comentários

Postagens mais visitadas