SOLIDARIEDADE

SOLIDARIEDADE
(Por Maristela Ormond)

               Palavra que ouvimos várias e várias vezes durante nossa estada no mundo. Mas será que realmente sabemos o seu significado?
               Segundo alguns dicionários, solidariedade seria a identificação em relação ao sofrimento dos outros. De origem francesa, solidarité, e ainda segundo o sociólogo francês Émile Durkheim existe dois tipos de solidariedade: a mecânica que seria proveniente de um vínculo social como família, costumes, tradições e assim por diante, e a solidariedade orgânica, que melhora o vínculo social e age através da divisão do trabalho, havendo uma interdependência e o reconhecimento de que todos são importantes para que haja uma melhora nas relações sociais.
               Enfim, embora haja diferentes conceitos ou até parecidos, o que seria solidariedade?
               Ver o outro em situação difícil, correr a ajudar porque pertence à mesma espécie, auxiliar porque seu coração não consegue vivenciar uma determinada situação, ou até por um sentimento de colocar-se no lugar do outro e sentir a mesma dor ou imaginar como seria doído se fosse com você.
               Ao observar o “andar da carruagem”, nota-se que ela está um pouco distante dos homens, quando assistimos um linchamento de uma pessoa por outras por serem incitadas por uma notícia qualquer, ou quando vemos uma tirinha engraçada nas redes sociais, de um afogamento e a plateia filmando para colocar isso na rede e assim por diante.
               Assistimos uma forma de solidariedade praticada perante o mundo ainda há pouco, pelo capitão da seleção brasileira, que condoído pela tristeza de um jogador, confortava-o por ter perdido o jogo e também a falta de solidariedade de outro, quando prejudicou um companheiro da mesma profissão, aparentemente por tentar eliminá-lo de um jogo.
               Cito o fato por ter ocorrido a pouco, porém existem tantos outros corriqueiros que sucedem diariamente e me pergunto: Onde estaria a solidariedade no mundo? Onde ela começa e onde ela deve terminar? Qual seria o seu verdadeiro significado? Que caminhos estão tomando tantas e tantas pessoas no mundo?
               Não possuo respostas. Possuo perguntas. E deixo aqui uma pergunta para aqueles que têm paciência de me lerem. Onde está escondida a solidariedade?
                

 
arquidiocesesalvador.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas